Conheça minha China

bar

 
O Portão

 

O portão de um pátio quadrangular fica normalmente no canto sudeste do pátio. Falou-se que não seria bom construir o portão no centro, porque se poderia olhar diretamente de fora na residência. Mas há exceções: pátios do melhor nível, nos quais moravam normalmente duques ou ministros, têm portões construídos no centro. Não faz mal: as residências são tão fundas que ninguém pode ver nada.

O portão dum pátio quadrangular representava o nível social do dono. Há geralmente dois tipos de portões segundo o estilo de construção. Um tipo é com portões construídos no fundo do muro. Portões desse tipo tem um tamanho de um a cinco cômodos, e tem uma profundidade de meio a um cômodo. Normalmente, esse tipo de portão era usado por famílias de funcionários públicos graduados ou famílias ricas. O outro tipo de portão foi construído na superfície do muro, sem profundidade, e era usado para famílias normais.

portão

 

O maior portão existe é o portão do tamanho de cinco cômodos, e contém três portas. Da mesma forma há também portão do tamanho de três cômodos e contém uma porta no centro. Esse tipo de portão era usado nas residências de duques e ministros. Ele é o único tipo de portão construído no centro da residência, ficando no eixo. O tamanho, as decorações, a cor das telhas do portão, o número e a altura de degraus indicavam o nível social do dono.

 

Portão

 

 

Portão O seguinte nível de portão ocupa uma área de um cômodo, e tem uma profundidade de meio cômodo. Ele fica normalmente no canto sudeste da residência. Era normalmente para funcionários públicos graduados.

 

Portão

 

 

 

A seguir é um portão que ocupa uma área que varia de meio a um cômodo. O portão foi construído na superfície do muro. O dono duma residência com este tipo de portão normalmente não tinha bom nível político, mas era rico e bem-formado.

 

Portão

 

 

 

E no final, vê-se o tipo de portão normal, que era para famílias normais. Há aparências diferentes, mas a norma fica mais ou menos igual. A maioria de portões deste tipo foram construídos de forma simples.

 

Conteúdo e fotos do livro Pátio Quadrangular de Beijing.


©Minha China. Todos os direitos reservados. Informações disponíveis de graça. Só fale comigo.